english   italiano   español
 
4 June 2012
  • Imprimir   | EN| ES

    Música - Como Gravar, Promover E Financiar On-line O Seu Talento Musical: Sellaband

    Para ter sucesso como um artista ou banda de música nos dias de hoje é essencial promover a sua música on-line. Mas trilhar o seu caminho na indústria musical não é nada fácil. Felizmente há um serviço que lhe permite fazer exactamente isso tirando partido do fenómeno de crowdsourcing.

    SellaBand-1.jpg

    ''O crowdsourcing é um neologismo para um modelo de negócio onde uma empresa ou instituição transforma um trabalho habitualmente desempenhado por um determinado agente (geralmente um funcionário) e o transfere para um grande grupo de pessoas, normalmente indefinido, sob a forma de uma desafio lançado através da Internet.''

    (Wikipédia, Crowdsourcing)


    O Sellaband tira proveito do modelo de crowdsourcing tornando os fãs e ouvintes das bandas nos defensores do seu produto, pedindo-lhes para investirem numa banda ou artista de quem gostem, espalhando o seu nome pelo mundo.

    Navegando pelo sítio Web do Sellaband, pede-se aos ouvintes para investirem $10 ou mais, para chegar até aos $50,000 necessários para que a banda grave e distribua a sua música. Também são encorajados a espalhar o nome da banda pelos seus amigos e contactos on-line para os levarem a atingir a sua oportunidade de gravação.

    Mas o que ganham eles com isso?

    Bem, para além do confortável sentimento de ajudar músicos talentosos a atingir o seu sonho e o CD de edição limitada da gravação final, há a ainda mais interessante oportunidade de fazer algum dinheiro extra. Todos os investidores, ou 'crentes' que suportem uma banda de sucesso irão ganhar uma parte dos lucros feitos por eles.

    Para os próprios artistas não só gravam e distribuem a sua música com suporte e aconselhamento da indústria, como também ficam com 50% dos lucros de publicidade ganhos através dos downloads das suas músicas.

    Aqui estão os detalhes:

     

    Sellaband - Visão Geral


    howitworks.jpg

    O Sellaband é o mais recente numa linha de projectos e serviços que tiram partido da distribuição de esforços criativos. Em tempos recentes vimos a criação de filmes open-source, foto jornalismo, relato de notícias e até compras, tudo antes de considerar os princípios estabelecidos por detrás do software livre e movimentos de software open-source.

    O crowdsourcing está na moda e o Sellaband fundiu com mestria este conceito de audiências activas e participatórias com a popularidade de serviços de rede social como o MySpace, juntando também a sempre importante variável de rentabilização.

    Como os artistas no MySpace criam a sua página de perfil com uma fotografia, mensagens aos fãs e um reprodutor proeminente que oferece uma amostra do seu trabalho.

    A grande diferença é que para além destas funcionalidades de rede social, também foi colocado um grande ênfase na possibilidade dos visitantes comprarem uma ou mais 'partes' de $10 para ajudar o seu artista de eleição a chegar à meta dos $50,000. Os contribuintes são mostrados numa tabela, com o maior investidor no topo.

    artistsuccess.jpg

    Além disso, botões apelativos impelem o utilizador a comprar ou 'oferecer' uma parte, interagir com o artista ou ajudar a promover o seu trabalho através de um banner. Então, para pôr tudo em perspectiva, o estado actual do artista é mostrado numa simples visualização, permitindo que investidores potenciais saibam o quanto falta para que o seu possível investimento atinja o seu objectivo.

    É uma boa ideia que se sustenta numa mistura de boa vontade e interesse próprio. Suporte um vencedor e há a possibilidade de que veja um retorno do seu investimento que vai mais longe do que a sua benevolência. Mas mesmo que o seu artista não faça muito dinheiro com a publicidade junto aos seus downloads gratuitos, terá a satisfação de ajudar a lançar o próximo sucesso, além de um CD de edição limitada.

    Resumindo, os artistas conseguem gravar o seu trabalho sem gastar um cêntimo e reúnem 50% dos ganhos gerados pela sua música, os investidores (conhecidos aqui como 'crentes') ganham um CD e uma fatia dos ganhos da banda e os visitantes do sítio Web conseguem fazer o download da música gratuitamente. Todos ganham.




    Fazer Crowdsourcing Do Seu Primeiro Álbum


    Como um futuro artista, é claro que há muito a ganhar e pouco a perder ao registar-se no Sellaband. Com algumas fotos, texto e três faixas de demonstração da sua música é-lhe dada a hipótese de converter os seus seguidores, e mais gente além deles, em parceiros de negócio que patrocinarão a sua aventura discográfica.



    O objectivo dos $50,000

    O objectivo de $50,000 definido pelo Sellaband foi decidido como uma maquia razoável para pagar por gestores A&R de topo, estúdios e produtores, e 60% dos fundos recolhidos vão para estas coisas tão importantes.

    Os restantes 40% são gastos na produção e distribuição dos CDs de edição limitada que serão enviados para os 'crentes' que investiram na aventura discográfica. As despesas são mais ou menos assim:

    where50kgoes.jpg



    Termos E Condições

    Onde está a contrapartida? Talvez surpreendentemente, os termos e condições são bastante justos.

    Não há obrigação para manter-se com o serviço até chegar ao objectivo de $50,000. Se mudar de ideias nos $49,999 - por alguma razão incompreensível - pode sair e os seus apoiantes terão o seu dinheiro de volta. Uma vez que tenha atingido o objectivo de $50,000 fica obrigado a cumprir o seu contrato, mas não é um fardo tão terrível e não vejo porque razão alguém irá querer desistir nessa altura.

    Os termos foram escritos numa forma simples e de fácil compreensão que não deverá confundir ninguém em concordar com algo que não entendam. Após fazer a sua gravação, terá uma parte dos lucros com a publicidade do Sellaband Download Portal baseado na sua parte de mercado e dividido em partes iguais entre o Sellaband e os 'crentes' que financiaram a sua iniciativa.

    A partir daí, o Sellaband torna-se dono dos masters do seu álbum por 12 meses, após os quais são-lhe disponibilizados. Os direitos de publicação das músicas gravadas são divididos com 60% a seu favor, 30% para o Sellaband e 10% para a equipa de produção.

    No total este é um negócio muito melhor do que os que irá encontrar numa editora e não parece impor demasiadas restrições ao seu trabalho ou futuro como artista.



    A Sua Presença Sellaband

    Importante para o seu sucesso na iniciativa Sellaband será a sua promoção através do seu perfil e através de outros meios necessários. Embora o Sellaband faça várias competições e promova os artistas a partir do sítio Web, você está praticamente sozinho no que se refere em fazer a sua música conhecida e em atrair pessoas. Resumindo, cabe-lhe a si encontrar 5000 pessoas dispostas a investir 10$ cada uma no seu sonho ou 2500 dispostas a investir 20$ e por aí fora.

    É claro mesmo reunindo uma legião de fãs no circuito vivo e de serviços de rede social como o MySpace, faz sentido tirar partido das oportunidades promocionais disponíveis no sítio Web Sellaband.

    artistprofile.jpg

    O seu perfil tem várias funcionalidades de acesso fácil que incluem:

    • Um boletim informativo que mostra informação adicional sobre quem você é, com links externos para o seu sítio Web e páginas de serviços de rede social

    • Um mico-blogue onde pode anotar as suas notícias e ideias mais recentes
    • Uma lista de concertos na sua agenda

    • Fotos suas ou dos locais aonde actua

    • Vídeo de sítios Web de partilha como o YouTube

    Todas estas funcionalidades estão disponíveis instantaneamente com uma interface por separadores que torna fácil que os visitantes da sua página vejam as suas ideias, links e ficheiros de media. Embora tal não lhe garanta sucesso em crowdsourcing, irá de qualquer forma auxiliar a sua causa.

    É claro que o mais importante é a selecção de três das sua melhores músicas para oferta aos visitantes do seu perfil através de um reprodutor incluído no topo da página. No fim, apesar de tudo o que possa adicionar, vai ser a sua música que possibilitará ou impedirá um investimento potencial.




    O Papel Dos Crentes


    believerpromote.jpg

    Como investidor ou 'crente', o seu papel na comunidade Sellaband vai mais além do que ouvir música e investir os ocasionais $10 para ajudar os músicos. Uma vez que invista os $10 numa iniciativa, inicia o processo de ajudar a promover o seu artista escolhido.



    O Que Ganha Você?

    Quando se regista como crente (concordando com o seu conjunto de termos e condições próprio), pode começar a criar o seu perfil, a partir do qual pode promover o trabalho de músicos que pretende apoiar.

    Há muitos incentivos para que o faça. Quanto maior for a quota de mercado do artista que suporta, maiores as hipóteses de ganhar uma parte dos lucros com a publicidade, dividido igualmente entre o artista, Sellaband e crentes, de acordo com quantas partes de 10$ investiram no artista.

    Além disso, os CDs do artista serão vendidos on-line e pelo próprio artista em espectáculos ao vivo. Vendas destes CDs são partilhadas 50-50 entre o artista e seus crentes.

    Com isto presente, faz sentido reunir o máximo de suporte possível para o seu escolhido. Quanto mais cedo chegarem ao estúdio de gravação, mais cedo pode começar a lucrar com o seu sucesso.



    O Seu Investimento

    Tal como os artistas podem sair do Sellaband em qualquer altura, como crente você também pode decidir ter o seu dinheiro de volta ou investi-lo noutro artista até que o limite de $50.000 seja atingido.

    Se mudar de ideias passado um mês ou dois e decide apoiar um artista diferente, isso é consigo. Da mesma forma, se decide não tomar mais parte no processo, pode pedir de volta tudo o que tenha investido.

    As partes são vendidas em incrementos de $10, com a compra máxima a atingir o valor de $500. No entanto, se se sentir particularmente generoso, é possível investir até ao limite de $50.000, fazendo várias compras.

    Pode investir e promover quantos artistas quiser, e será listado como 'crente' na página do artista, com o maior investidor no topo da tabela numa ordem decrescente.




    Funcionalidades do Sítio Web


    É claro que no centro da experiência do Sellaband estão os perfis dos artistas e 'crentes' que tentam promover as suas músicas e juntar até ao objectivo de $50.000. O sítio Web do Sellaband tem algumas funcionalidades adicionais, no entanto.

    O sítio Web é de fácil navegação, com um menu simples que lhe permite a escolha entre uma pesquisa por artista, notícias, tabelas, o seu perfil e uma loja de merchandising on-line. É complementado por uma sucessão rotativa de links em Flash que promovem várias partes do sítio Web e os perfis dos artistas de maior sucesso.

    artistsearch.jpg

    A pesquisa por artista é bastante simples, mostrando inicialmente os artistas por ordem de montante de dinheiro reunido mas dá-lhe a possibilidade de pesquisar por nome de artista, género, país do artista, quando se registaram e até uma opção de orçamento entre $0 e $50.000, caso pretenda suportar artistas dependendo o seu nível de sucesso.

    sellabandtribune.jpg

    As notícias tomam a forma do Sellaband Tribune, que é mostrado sob a forma de jornal e cobre histórias sobre sucessos recentes, concursos e tabelas do Sellaband.

    As tabelas dão-lhe a possibilidade de seguir os artistas pelo seu nível de sucesso, pelo número de 'crentes' que reuniram numa semana e outras variáveis, dando uma forma simples de saber o que é importante no sítio Web caso não saiba onde começar ou pretende algumas dicas sobre onde investir o seu dinheiro.

    charts.jpg

    Finalmente, a loja Sellaband é uma parceria Spreadshirt que lhe permite escolher e criar as suas próprias T-shirts e acessórios com vários patrocínios e slogans do Sellaband.

    sellabandjukebox2.jpg

    Para além destas funcionalidades importantes pode também utilizar uma jukebox Web a partir da página principal do Sellaband que lhe permite:

    • Ouvir todos os artistas presentes no sítio Web
    • Ouvir às tabelas mais recentes do Sellaband

    • Criar as suas próprias listas de reprodução e wishlists




    Conclusões


    O Sellaband é uma ideia original e uma boa forma de bandas e artistas a solo terem o seu trabalho gravado profissionalmente e a sua presença distribuída pela comunidade Sellaband.

    Em vez de ser um concorrente do MySpace, que há muito tempo é um destino popular para que as bandas promovam a sua música e tenham contacto com a sua audiência, o Sellaband é de facto um complemento excelente. Enquanto o MySpace é excelente para espalhar a palavra, o Sellaband é sobre levar a relação entre a banda e os seus ouvintes a um novo nível - tornando-os parceiros de negócios.

    O objectivo de qualquer artista presente no sítio Web é de reunir $50.000 para gravar e distribuir o seu primeiro álbum. Ouvintes interessados em investir no ou nos artistas da sua escolha habilitam-se a ganhar com a sua escolha de várias maneiras.

    Ao comprar uma ou mais 'partes' de $10 em direcção ao objectivo final de $50,000, os fãs garantem para si mesmos uma edição limitada do CD da gravação final e uma parte em quaisquer lucros da música feitos através da publicidade. Como tal, este é um bom incentivo para que os fãs se tornem seguidores para o seu artista de eleição e reúnam outros para fazerem um investimento semelhante.

    Esta é uma excelente oportunidade para que os músicos gravem e lucrem com a sua música, para que os adoptantes iniciais tenham um reconhecimento do seu investimento e que ouvintes ocasionais ouçam excelente música de graça. Logo que uma banda chegue ao objectivo $50,000 e grave o seu álbum, é disponibilizado gratuitamente para a comunidade Sellaband ouvir e fazer o download, patrocinado pela publicidade. Os lucros publicitários são então divididos entre o artista, o Sellaband e todos os que investiram o seu dinheiro para financiar a gravação.

    Embora a promoção do seu trabalho ainda seja necessário para ter sucesso, o Sellaband é uma forma muito boa de tirar partido do fenómeno de crowdsourcing e de gravar e distribuir o se trabalho. Esta, para mim, é uma alternativa é espera, reza e envio das suas músicas a editoras discográficas na esperança de conseguir o sucesso.




    Recursos Adicionais


    Se quiser ler mais sobre o Sellaband, talvez queira seguir os seguintes links:




    Escrito por Michael Pick para a Master New Media e publicado originalmente como: "Promote Your Music: Crowdsourcing Meets The Recording Industry With Sellaband"

    Michael Pick - [ leia mais ]
     
    Comentários dos leitores    
    blog comments powered by Disqus

     

     


     

    Feed RSS de Notícias Diárias

     

     

    Curated by

    Publisher MasterNewMedia.org - New media explorer - Communication designer

     

     


    Real Time Web Analytics